22 de janeiro de 2012

A língua, chicote da Alma


Achei interessante este texto, fala de uma forma simples e direta. Às vezes nos entristecemos, nos mágoamos e nos aborrecemos por causa do mal uso da lingua e lábios de pessoas insensatas. Aprendi com esse texto que não vale a pena e passei a sentir dó dos soberbos, pois, há tempo para tudo.

A LINGUA, CHICOTE DA ALMA
“Está na boca do insensato a vara para a sua própria soberba, mas os lábios do prudente o preservarão.” (Pv. 14.3)
     O insensato é aquele que fala muito, não comunica nada e se complica todo. O insensato tropeça na própria lingua. A lingua do tolo é o chicote que açoita sua própria vida empapuçada de soberba. O soberbo é aquele que pensa que é melhor do que os outros e o insensato é aquele que, além de pensar, ainda fala isso publicamente. Como Deus não tolera o soberbo e declara guerra aos altivos de coração, permite que a lingua dos insensatos dê a eles a coça que merecem. Diferente do insensato é o prudente, cujo lábios o preservam de situações perigosas e de constrangimentos desnecessários.
     O sábio não ostenta poder,  conhecimento ou grandeza, nem humilha o próximo, (nem é covarde), antes o trata com respeito e dignidade. Enquanto a lingua do insensato é um chicote que o açoita, a lingua do prudente desarma as ciladas tramadas contra ele.  Da boca do sábio fluem palavras de vida e não sementes de morte.  Da boca do sábio prorrompem palavras de consolo  ( e ensinamentos) para o coração e não tormento para a alma. A lingua do insensato é um chicote para suas costas, mas a lingua dos sábios um bálsamo para os outros.
                                                             
Há tempo para tudo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...